noticias

Conheça o primeiro e único ‘Super Nintendo PlayStation’ em ação


Mesmo com a chegada do PlayStation 4 Pro e do vigente Nintendo Switch na nova geração, eis que um console possivelmente ainda mais valioso voltou à vida nesta semana, pelas mãos do famoso hacker e especialista em customização Ben Heckendorn.

Antes do PlayStation original e do emblemático Nintendo 64 marcarem história em 1996, a Sony e Nintendo fecharam uma parceria em prol da criação de uma plataforma que recebeu o nome de Super Nintendo PlayStation, um inusitado aparelho com visual do SNES e hardware condizente ao PS One, com suporte para CD-ROM e/ou cartucho.

No entanto, o lendário protótipo não durou muito tempo e sequer ganhou uma versão comercial para ver a luz do dia no mercado, o que gerou a dúvida do que poderia ter sido este console.

 

E agora, o antigo protótipo do dispositivo encontrado no lixo, que ainda era capaz de ligar, mas não conseguia carregar um jogo em CD-ROM ou mesmo reproduzir uma música, ganhou uma nova chance e foi consertado por Heckendorn, que encontrou onde estava o problema e finalmente mostrou o Nintendo PlayStation rodando um game extraoficial pela primeira vez!

Confira o vídeo a seguir:

Mantendo sua promessa, o especialista “reviveu” o primeiro e único protótipo do Super Nintendo PlayStation, que foi capaz de carregar um CD com um jogo feito por um fã, e o resultado é impressionante – pelo valor histórico da plataforma!

Esta iniciativa entre as duas gigantes da indústria gamer até hoje gira em torno de mistério e controvérsia, até porque o final da história entre a Sony e Nintendo não foi um dos melhores.

Uma das mais curiosas e amargas colaborações do mercado de jogos terminou com a Nintendo quebrando o contrato e partindo para as terras da Philips, enquanto a Sony decidiu seguir por conta própria no desenvolvimento de seu novo console na década de 90.

De qualquer forma, fica a lembrança e a grande questão que inevitavelmente vai perdurar, afinal – Como seria o mercado atual se as duas companhias japonesas tivessem seguido com a parceria e lançado o Super Nintendo PlayStation oficialmente?